quarta-feira, 30 de maio de 2012

Polícia prende dois suspeitos de participação em assassinato de sargento


José Carlos negou ter atirado no policial
José Carlos Soares dos Santos, 34 anos, e Thiago, foram presos no início da tarde de hoje (30). Os policiais conseguiram chegar até os suspeitos depois que um policial a paisana avistou José Carlos descendo de um ônibus em Formoso do Araguaia,  comentando por celular que o sargento Leosmar não iria mais incomodá-lo. 
O policial, acionou reforço e seguiu José Carlos, o suspeito percebeu a movimentação, fugiu, entrou em uma casa, pegou uma faca e rendeu uma jovem como refém para tentar intimidar os policiais. Depois de horas de negociação, José Carlos se entregou e foi conduzido para a central de flagrantes em Gurupi.

Thiago diz não ter nenhuma participação
Durante interrogatório o suspeito negou ter matado o policial e disse que Thiago Pereira Rodrigues, 30 anos teria sido o autor dos disparos contra o sargento. Thiago foi localizado pelos policias em seu trabalho no setor Sol Nascente em Gurupi, ele também foi conduzido para a  central de flagrantes para prestar depoimento e negou qualquer participação no crime.  


De acordo com o sub- comandante da polícia militar, Major Márcio Barbosa, o que mais chama atenção nas prisões foi que na casa de José Carlos, foi encontrada uma caixa com cápsulas de munições deflagradas. "Essas munições irão ser encaminhadas para a perícia, para serem confrontadas com os projéteis retirados do corpo do sargento Leosmar", acrescentou o sub - comandante.


Os dois suspeitos devem ficar detidos na central de flagrantes até o fim das acareações. 

Por: Blog Jairo Santos

Quatro são executados na noite de ontem em Gurupi


Por: Debora Ciany

Num período de menos de três horas, entre as 22 horas de ontem,  e os primeiros 20 minutos de hoje, uma onda de assassinatos assolou Gurupi. Quatro homicídios quase simultâneos foram registrados pela Polícia Militar (PM) em ações onde todas as vítimas foram mortas com tiros à queima roupa.

Entre os principais alvos estavam policiais militares. Um deles, um sargento, foi assassinado com três tiros. O irmão e o sobrinho de outro sargento que seguiam na moto do militar para o local do crime do sargento também acabaram executados no meio da rua. A quarta vítima, um servente de pedreiro, foi morta com cinco tiros nas costas na frente de uma igreja evangélica. Poucas são as pistas até o momento, mas de acordo com relatos de testemunhas, em todos os assassinatos, os suspeitos teriam chegado aos locais dos crimes na garupa de uma motocicleta, de capacetes, e atirado contra as vítimas.

SARGENTO

O 1º Sargento da PM Leosmar Silva dos Santos, 46 anos, foi a primeira vítima da sequência de assassinatos na noite de ontem em Gurupi. Poucas horas após deixar o quartel, o sargento estacionou sua motocicleta em frente a um bar na Avenida Ceará, centro de Gurupi, para comprar cigarros. Logo ao entrar no estabelecimento, ele foi alvejado com três tiros. Conforme informações repassadas por testemunhas, o primeiro tiro atingiu o policial nas costelas e ao virar-se na direção dos disparos levou outros dois tiros, sendo um no coração e o terceiro no abdome. A vítima ainda tentou proteger a dona do bar, Maria Cleusa Ramos, 50 anos, com quem conversava, mas uma das balas acabou ferindo a comerciante de raspão no ombro. Gravemente ferido, o militar foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas acabou morrendo ao dar entrada no pronto socorro de um hospital particular. Os suspeitos fugiram em uma moto.

 Velório Do Sargento, no 4° BPM - Foto: Wesley Silas

PARENTES DE MILITAR

Cerca de duas horas depois do assassinato do policial, pai e filho que seguiam numa moto de propriedade de outro sargento da PM, do qual são parentes, acabaram executados a tiros. Os assassinatos foram registrados na Avenida Pernambuco, centro de Gurupi, quando as vítimas se dirigiam ao local onde o Sargento Leosmar foi morto.
A moto, emprestada às vítimas, é de propriedade do 1º Sargento da PM Daniel Pereira de Souza, que no momento dos assassinatos dos parentes, acompanhava, juntamente com outros policiais, os trabalhos de peritos no bar em que o colega foi morto. O segurança Lucas Pereira de Souza, 43 anos, irmão do Sargento Daniel, conduzid a moto que havia sido emprestada pelo sargento. Na garupa estava o filho de Lucas, sobrinho do militar, o estudante Wgledson Coelho de Souza, 20 anos. O irmão do sargento levou dois tiros no peito e o sobrinho, na cabeça. Lucas ainda chegou a ser socorrido com vida pelo SAMU, mas morreu a caminho do hospital. 

IGREJA

Cerca de 10 minutos depois do duplo homicídio que vitimou pai e filho, o servente de pedreiro Milvanio de Sá Tavares, 26 anos foi morto com cinco tiros nas costas. O crime aconteceu em frente a uma igreja evangélica no setor Santa Cruz, zona norte de Gurupi. Segundo relatos da mãe da vítima, a dona de casa Arcangela Sá Tavares, com base no depoimento de um amigo de Milvanio que estava do lado dele na hora do homicídio, os tiros teriam partido da arma de um homem na garupa de uma motocicleta de cor preta e que usava um colete a prova de balas. O amigo da vítima, que atende pelo nome de Raí, também teria levado um tiro de raspão.

Suspeitos
A polícia segue com duas linhas de investigação. A primeira é relacionado com a prisão de um traficante chamado Frederico Vieira da Roha elee teria mandado assassinar um jovem em um bar da cidade, Frederico estava solto e voltou a ser preso às 15 horas de ontem na setor jardim sevilha, juntamente com um menor que foi liberado, com 18 tabletes de maconha. 
O outro suspeito é Danilo Correia da Silva que teve envolvimento na morte do Cabo Lins em janeiro deste ano. Danilo foi saiu da prisão na sexta-feira passada.
O crime chocou toda a corporação da Polícia Militar e sociedade gurupiense. O corpo de  sargento Leosmar Silva dos Santos, está sendo velado no 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Assassino de jovem em bar é preso em Gurupi


Arquivo: Jornal Atitude
Renato Gomes de Sousa, de 21 anos, conhecido como Renato Boca cheia, é acusado de matar Wagmar Jesus Barros de Brito, de 21 anos, com um tiro no olho no último dia 22 de abril. Um mês se passou e Renato boca cheia, autor do crime, ficou foragido em Goiânia por alguns dias e retornou a cidade de Gurupi. A polícia civil estava investigando o caso e conseguiu localizar Renato na noite dessa terça feira (22).
Renato Boca cheia contradisse as suspeitas da polícia civil e alegou não ser traficante. Sobre o assassinato a Wagmar, alegou legítima defesa, dizendo que Wagmar estava embreagado e sob efeitos de droga. “Se eu não tivesse tomado a arma dele eu tinha morrido” disse Renato.
O delegado da DEIC, Delegacia especializada em investigações criminais, Jackson Ribas, falou que esse homicídio tem ligação com o tráfico de drogas por parte de Renato.
A delegada da primeira DP, Lucélia Marques Bento falou sobre a onda de assassinatos que vem assombrando a cidade de Gurupi. “É preocupante, por isso nós temos intensificado as investigações no sentido de coibir a ação de bandidos”.
No último dia 16 foi preso um suposto mandante desse crime, Frederico Vieira da Rocha, de 20 anos e segundo a políca, Renato devia um favor a Frederico, porém, Renato negou qualquer envolvimento de Frederico. “É tudo mentira isso ai, num devo favor a ninguém”.
Com Renato Boca cheia foram encontrados cinco aparelhos celulares, 52 reais em dinheiro, duas pedras de crack e uma touca.


Por: Fernando Vieira


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Preso mandante de assassinato de jovem em bar de Gurupi



Crédito de foto: Jairo Santos
Foi preso na tarde de hoje, 16, Frederico Vieira da Rocha, de 20 anos, ele seria o principal suspeito de ser o mandante do assassinato de Wagmar Jesus Barros De Brito. Em um bar da cidade.
Frederico estava foragido há quase um mês, com ele  foram encontrados  uma porção de maconha e uma motocicleta com placa adulterada, a polícia ainda não sabe o motivo do crime, mas a suspeita é que tenha sido acerto de contas.
O autor dos disparos foi identificado como Renato, mais conhecido como" boca cheia".  Segundo a polícia, Renato tinha uma dívida com Frederico, isso pode ter motivado a efetivação o crime. 

Frederico também é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas,  segundo a polícia militar, o jovem teria fugido depois de uma abordagem por policiais na madrugada da última terça feira, 15, ele dirigia um carro os policias ao revistar o veiculo encontraram grande quantidade de drogas.

Entenda o caso:
No último dia 22 de Abril, Wagmar  estava em um bar conhecido na cidade e por volta das 5h da manhã quando dois homens de moto teriam o surpreendido e atirado contra o rapaz, o tiro acertou olho de Wagmar que foi encaminhado para o hospital regional de Gurupi, ele ficou uma semana na UTI ( Unidade de terapia intensivo) e veio a óbito.

Fonte: Blog Jairo Santos

Jovem é assassinado em frente escola do setor Malvinas


Crédito de foto: Jairo Santos

Johnny Alves Gomes de 21 anos foi assassinado por volta das 10h e 30min.  Da noite de ontem, 15, na rua 48 no setor Vila Íris, em frente ao colégio Ilza Borges.
De acordo com a polícia militar, Johnny andava em sua bicicleta, quando três homens em um carro de cor prata, teriam se aproximado e efetuado cinco disparos contra o rapaz que morreu no local.
 Ainda não se sabe o motivo do crime.  A polícia acredita que pode ser acerto de contas, já que existem fortes suspeitas do envolvimento de Johnny com o tráfico de drogas na região.

Crédito de foto: Jairo Santos


O jovem era deficiente físico porque já havia sido baleado há tempos atrás e andava em uma bicicleta adaptada. A polícia civil agora investiga o crime. A polícia militar procura os autores o homicídio, o que se sabe até agora é que os criminosos estavam em um Uno de cor prata.





Fonte: Blog Jairo Santos

Com dois gol de Lúcio, Gurupi vence o TEC e conquista o Tricampeonato Estadual

Fonte: Jornal Atitude

Com dois gols do veterano Lúcio, um em cada tempo, e uma excelente partida do goleiro Santos, o Gurupi bateu o Tocantinópolis por 2 x 0, em pleno Estádio Ribeirão, na cidade de Tocantinópolis, e faturou o título do segundo turno e conquistou o tricampeonato Estadual 2010/2011/2012.



 Lúcio Bala é considerado pela torcida do Camaleão como o Rei dos Estaduais (Foto: Claudio Frascari)
No jogo de ida em casa, o Gurupi havia vencido o Tocantinópolis por 3 x 2. Com esta conquista, o Camaleão do Sul faturou o tricampeonato Estadual - 2010/2011/2012 e igualou-se ao Palmas nas conquistas - agora soma cinco títulos como o time da Capital. Os outros dois títulos foram conquistados nos anos de 1996/1997. 

Trajetória de Lúcio Bala
Com 36 anos Bi Campeão Goiano, Campeão Carioca, Bi campeão cearense, Bi Mineiro, pelo Cruzeiro e pelo Atletico e bi-campeão tocantinense (2011 e 2012) pelo Gurupi.

Fonte: Alô Esporte e Rogério Rodrigues

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Partidos gastaram R$ 310 milhões em 2011

TSE - Tribunal Superior Eleitoral - 13/05/2012
Os diretórios nacionais dos partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) gastaram R$ 310.533.832,70 em 2011. Esse valor não inclui as despesas do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). A legenda prestou contas dentro do prazo, que se encerrou em 30 de abril, mas os dados ainda estão sendo processados pelo Tribunal.

A maior despesa foi do Partido dos Trabalhadores (PT): R$ 71.760.939,17. O menor gasto foi do Partido Pátria Livre (PPL), que totalizou R$ 124.743,38. Esses dois partidos também foram os que mais e menos arrecadaram. O PT teve a receita de R$ 109.882.972,81. Já a arrecadação do PPL chegou a R$ 206.052,27. O PPL é o partido mais novo dentre os 29 registrados no TSE e teve o registro deferido em 4 de outubro do ano passado.

Quanto à receita, os diretórios nacionais declararam ao TSE que receberam R$ 382.506.512,44. Deste total, R$ 307.317.749,00 foram recebidos pelo Fundo Partidário.

Todos os diretórios nacionais dos 29 partidos prestaram contas do exercício financeiro de 2011. Os dados dos diretórios nacionais serão analisados pela Corte; os estaduais, pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado; e os municipais ou zonais, pelo juiz eleitoral.

Penalidades

As penalidades previstas na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) para as contas não apresentadas ou desaprovadas total ou parcialmente são a suspensão das cotas do Fundo Partidário pelo período de um a 12 meses e a devolução de recursos ao erário. Em 2011, os partidos devolveram ao erário R$ 3.409.511,21, devido a irregularidades nas contas.

Confira os valores declarados pelos partidos:
Partido
Data da entrega
Receitas R$
Despesas R$
PHS
25.04.2012


PPL
25.04.2012
206.052,27
124.743,38
PSD
27.04.2012
440.752,22
193.769,39
PCO
30.04.2012
522.611,50
418.857,50
PCB
30.04.2012
792.071,87
531.219,18
PSDC
27.04.2012
1.446.267,36
888.789,98
PSL
30.04.2012
1.514.948,30
1.185.808,93
PTN
30.04.2012
1.222.290,10
1.221.477,28
PSTU
30.04.2012
1.203.287,06
1.237.615,14
PTDOB
30.04.2012
1.532.821,66
1.434.976,96
PRP
25.04.2012
1.828.318,69
1.599.057,69
PRTB
30.04.2012
2.206.250,07
1.822.747,68
PTC
27.04.2012
2.637.681,45
2.906.385,50
PSOL
30.04.2012
3.611.548,69
3.438.380,67
PMN
30.04.2012
4.190.174,06
3.470.116,95
PRB
30.04.2012
6.703.019,56
4.779.384,19
PPS
30.04.2012
5.801.215,82
5.264.672,11
PCDOB
27.04.2012
11.753.715,87
9.157.985,95
PV
30.04.2012
11.515.299,63
9.249.451,22
PSC
27.04.2012
9.993.247,84
9.712.390,18
PDT
30.04.2012
16.063.885,55
10.881.769,87
PTB
26.04.2012
13.468.020,55
13.476.532,48
PR
30.04.2012
22.060.707,26
17.147.118,80
PP
30.04.2012
22.972.686,53
19.725.899,55
PSB
30.04.2012
22.603.782,66
19.775.212,29
DEM
30.04.2012
23.266.945,79
20.359.029,43
PSDB
30.04.2012
38.521.474,61
36.107.930,96
PMDB
30.04.2012
44.544.462,66
42.661.570,27
PT
27.04.2012
109.882.972,81
71.760.939,17

Total Partidos
382.506.512,44
310.533.832,70

Fim de semana violento em Gurupi, Hospital regional divulga balanço de atendimentos


Neste fim de semana, até as primeiras horas desta segunda-feira, 14, foram realizados Hospital Regional de  Gurupi 309 atendimentos.

 Na madrugada de domingo também deu entrada na unidade um jovem que teria batido em um carro da perícia. Ele chegou à unidade sem documentos de identificação. O rapaz foi encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo, com lesões no cérebro e não resistiu aos ferimentos e foi a óbito na tarde deste domingo, 13. 

Neste fim de semana também foi registrado um atendimento a um ferido por arma branca e três cuidados a feridos por arma de fogo: Magno Rodrigues da Silva, de 29 anos, que foi a  óbito assim que deu entrada na unidade. As duas outras vítimas são: M.D.A, de 15 anos, que foi ferido na barriga. Ele foi submetido a uma cirurgia para correção do intestino e passa bem. Marco Aurélio, foi ferido com um tiro na garganta, sendo que a bala desceu para ombro. Ele será submetido a uma cirurgia para a retirada da mesma nesta segunda-feira. Marco Aurélio passa bem. 

Foi prestado atendimento a oito vítimas de acidente com motocicleta, sendo que Robson Pereira, de 29 anos, está internado. Ele contou que estava trafegando no setor Casego quando um carro bateu em sua motocicleta. Ele fraturou a perna esquerda e passou por cirurgia. Quem também sofreu acidente de moto e está sob os cuidados das equipes do HRPG, é Flávio Carvalho Gama, de 29 anos. Ele caiu de moto ao fazer uma curva e fraturou o braço esquerdo e será submetido a uma cirurgia.

Quem também está sendo cuidado pelas equipes do HRPG, é Joaquim de Jesus Lopes, de 40 anos, que sofreu um acidente de trabalho. Ele conta que caiu de uma escada e com isso fraturou o joelho e também será submetido a um procedimento cirúrgico. 

Fonte: Assessoria do HRPG 


Hoje é o dia da Internet

Por: Gustavo Rocha

Hoje, 14 de Maio, comemoramos no Brasil o dia da Internet.

Nesta data, uma pergunta é fundamental: O que você faria sem a internet?
Muitos dirão que é um sonho viver sem internet, que viveriam em paz, maior tranquilidade, etc. Para outros seria quase um suicídio, pois vivem diretamente conectados.
Agora, a análise dentro da ótica da gestão e tecnologia passa por duas análises importantes: No que a gestão do meu negócio precisa e utiliza a internet e no que a tecnologia dele está dependente ou pelo menos necessita premente de internet?
Vejamos!
Quanto a gestão
Na gestão, temos na internet um grande aliado. Muitos escritórios e departamentos já trabalham com programas de gestão on line, temos hoje arquivos compartilhados na nuvem, temos backup na nuvem, enfim, a internet cada vez mais aparelha a gestão empresarial.
Além disto, temos uma migração natural para os telefones e tablets. A tecnologia móvel deixou de ser algo distante, passou a ser algo real e amplamente utilizável.
A sua agenda já pode ser acessada, modificada pelo celular ou tablet? Você é avisado de seus prazos, audiências, etc desta forma ou depende de chegar no escritório para ver?
A internet pode agilizar muito a sua gestão interna. Pode transformar informação que antes estava num único lugar em informação útil a todos os interessados. Podes organizar agenda e padronizar procedimentos internos.
Lógico, óbvio, ululante que não será a internet apenas a responsável por isto acontecer, mas ela é um caminho, uma aliada poderosa na gestão a ser implementada no seu negócio.
Quanto a tecnologia
Não podemos esquecer que a tecnologia muda muito rapidamente e a internet igualmente, pois a cada dia temos novos aplicativos, novas possibilidades de conexão, velocidade, etc.
Não adianta tentar dizer o que é o melhor. O melhor é sempre aquilo que você usa. Aquilo que é melhor para você.
Não procure aplicativos milagrosos, pense naquilo que você usa para a sua gestão.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lúcio Bala pode ser Tricampeão pelo Gurupi

Divulgação

Por onde passou o atacante Lúcio Bala foi campeão estadual, no futebol tocantinense não é diferente, a torcida gurupiense já chama o jogador de rei do estaduais. Com 37 anos, o jogador segue bem fisicamente e vem embalado do titulo e do premio de melhor jogador do tocantinense de 2011, com quatro gols e a participação em vários gols do clube na temporada, segue sendo um dos principais jogadores do clube.

bi campeão goiano, campeão carioca, bi campeão cearense, bi mineiro, pelo cruzeiro e pelo atlético e campeão 2011 tocantinense pelo Gurupi.

O jogador esbanja muita confiança para mais uma decisão. “Quero poder ajudar o Gurupi a ser tricampeão seguido e penta estadual, sabemos da dificuldade que e jogar a ultima partida em Tocantinópolis, mas vamos fazer o nosso melhor”, diz o jogador.

Fonte: Rogério Rodrigues

Concessionária da Toyota deve se instalar em Gurupi em breve


Por: Portal Atitude

A empresa Araguaia Motors, revendedora da marca Toyota no Tocantins, inicia em breve a instalação de uma concessionária em Gurupi.



 Concessionaria da Araguaia Motors em Palmas
A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Produção de Gurupi, Antonio Noronha, que depois de uma reunião com representantes da empresa confirmou a instalação da loja, que deve estar em funcionamento até dezembro deste ano.

“Há algum tempo a Secretaria, por meio do ex-secretário André Figueiredo, iniciou as negociações que concretizamos agora, na nossa gestão. Na reunião, realizada no dia 09, ficou acertada a vinda da Araguaia Motors para Gurupi. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Produção, viabilizou a área que fica às margens da BR-153, próximo ao Restaurante Ecológico”, afirmou Antonio Noronha.

Ainda segundo o secretário Municipal de Produção, na próxima semana representantes da concessionária vêm à Gurupi para finalizar as negociações e iniciar o processo de instalação da Araguaia Motors na cidade. “Quando a empresa estiver em funcionamento deve gerar 30 empregos diretos, fora os postos de trabalhos que serão gerados durante a construção da loja”, destacou Noronha.

Atualmente a Araguaia Motors possui uma concessionária no Tocantins, localizada em Palmas e Gurupi será a primeira cidade do interior a receber a revendedora da Toyota. “Gurupi é uma cidade que está em pleno desenvolvimento, pólo universitário e da região Sul do Tocantins. Além disso, a cidade tem uma logística muito boa, às margens da BR-153, e beneficiada pela Ferrovia Norte/Sul”, ressaltou Francisco Erieldo Lima, gerente da Araguaia Motors de Palmas.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Abordagens Policiais - direitos, deveres e dicas de comportamento


O que fazer quando for abordado pela Polícia Militar?
- Fique calmo, não tente fugir e colabore com o Policial Militar;
- Atenda às ordens do Policial Militar;
- Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco;
- Não discuta com o Policial Militar nem toque nele. Não faça ameaças (do tipo: “Você sabe com quem está falando?”) e não use de palavras defensivas (por exemplo: “Sou trabalhador, não sou bandido”).
Quais são os direitos do cidadão abordado?
- Saber a identificação do Policial Militar, se assim desejar;
- Ser revistado por Policiais Militares do mesmo sexo, desde que não ocasione prejuízo ao andamento da ocorrência (art. 249 do Código de Processo Penal);
- Acompanhar visualmente a revista realizada no seu veículo;
- Ao término da abordagem, saber o motivo pelo qual foi abordado;
- De ser preso, apenas por ordem judicial ou flagrante delito;
- Ao ser preso, quando for entregue na Delegacia de Polícia realizar contato com advogado e/ou alguém da família.
Atenção:
O Policial Militar ao realizar uma abordagem sempre estará com a sua arma em punho (pronto para usá-la). É o procedimento correto para garantir a própria segurança e a de terceiros.
É crime andar sem documentos?
Não é crime andar sem documentos. Se você estiver sem documentos forneça ao Policial Militar os dados que auxiliem na sua identificação.
Anote o nome do Policial Militar, o número da viatura PM, o dia, horário e local em que ocorreu o fato e se dirija até a Corregedoria de Polícia Militar para que seja formalizada a denúncia. Se houver testemunhas do fato, leve consigo dados para que estas pessoas possam ser ouvidas no decorrer do procedimento interno de apuração, instaurado para averiguar a situação denunciada.
O que é uma Abordagem Policial Militar?
É o ato de uma Guarnição Policial Militar aproximar-se e interpelar pessoa que apresente conduta suspeita, a fim de identificá-la e/ou proceder à busca, de cuja ação poderá resultar a prisão, a apreensão de pessoa ou coisa ou uma simples advertência ou orientação. É uma das principais atividades realizadas pelos Policiais Militares em seu trabalho diário, visando a prevenção de crimes e contravenções.
Amparo legal
“Art. 244 do CPP – A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delitou, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar”.
Dicas
- Aconselha-se não exigir do Policial Militar a identificação no “calor da emoção” ou durante a ação Policial. Espere alguns instantes até que seja concluída a abordagem por parte da PM.
- As interjeições para dirigir-se a um representante do BPM em ação podem ser “policial” ou “soldado”. Fonte: Web-buritisonline

Por: Roberto Bartolomei Parentoni
Vale salientar que  existe  cartilha dos Direitos Humanos ensinando como denunciar supostos e hipotéticos abusos praticados por policiais.